Desenvolvimento do Portal da Ouvidoria

Em alinhamento ao Objetivo No 16 da ONU, relacionado à "promoção da paz, justiça, bem como da eficácia das instituições", especificamente em relação às metas:

16.10 Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais;
16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis;
16.5 Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas,

Foi criado, no ano de 2017, com previsão no Plano Diretor vigente à época, o Portal da Ouvidoria dentro do site do TCE-GO, com a finalidade de servir como espaço próprio para recepção de comunicações e interações por parte da sociedade com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás. No ano de 2019, o Portal sofreu pequenas reformulações com o intento de melhorar a experiência do usuário e adicionar informações públicas de forma ativa.

Para o ano de 2021, estão sendo estudadas novas oportunidades de melhoria do Portal da Ouvidoria visando otimizar a interação do cidadão com este Tribunal de Contas.

Objetivos da Iniciativa

O objetivo principal desta iniciativa foi amplificar a visibilidade da Ouvidoria dentro do site institucional, bem como criar um espaço próprio para a recepção de demandas da sociedade, sejam Pedidos de Acesso a Informação, Denúncias, Notícias de Irregularidade, Representações, Sugestões, Reclamações ou Elogios. O Portal da Ouvidoria também tem por objetivo atender as exigências de Transparência Ativa, determinadas pela Lei 12.527/2011, as quais são cumpridas por meio da disponibilização espontânea de relatórios estatísticos produzidos a partir das demandas recebidas pela Ouvidoria, bem como a divulgação das ações realizadas por meio dos projetos de Controle Social.

Metodologia Adotada

As metodologias adotadas para a construção do Portal da Ouvidoria foram duas:

  1. Metodologia de gestão de projetos, supervisionada pela Diretoria de Gestão de Planejamento, com base nos Planos Institucionais vigentes.
  2. “Benchmarking”, por meio de um processo comparativo de diversos portais de outras ouvidorias, serviços e práticas dos Tribunais de Contas do Brasil, com o objetivo de realizar pesquisas para verificar e analisar trabalhos semelhantes já instituídos e consolidados.

Tecnologia Empregada

Para a construção do Portal da Ouvidoria do TCE-GO, foram utilizadas soluções de Tecnologia da Informação, contemplando a tecnologia Microsoft.net.

Principais Resultados

Os principais resultados obtidos a partir da criação do Portal da Ouvidoria foram:

  • Aumento expressivo da interação entre o cidadão e o TCE-GO, por meio da recepção de demandas e comunicações diversas;
  • Facilitação do acesso público a informações governamentais;
  • Avanço no desenvolvimento da Transparência Pública em âmbito estadual;
  • Ampliação de canais de denúncia que permitem redução das ações de corrupção.

Lições Aprendidas

Dentre as lições aprendidas no processo de criação de gestão do Portal da Ouvidoria, pode-se destacar:

  • A compreensão de que a linguagem jurídica deve ser substancialmente adaptada para a linguagem
    cidadã, levando em consideração o vocabulário usual dos manifestantes que interagem com os
    Tribunais de Contas, para que o entendimento entre as partes seja, no mínimo, possível.
  • A constatação de que o número de pessoas que procuram o Tribunal de Contas do Estado de Goiás
    para solicitar informações públicas ou realizar manifestações ainda é inexpressivo quando comparado
    à população total do Estado.

Saiba Mais

https://ouvidoria.tce.go.gov.br/
(acessar no menu à esquerda do portal, os módulos relativos às estatísticas e relatórios anuais).