Apresentação

Um chamado para uma missão universal. Assim é considerado o Pacto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constantes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para um mundo mais equilibrado e justo, onde, no mínimo, a educação, a saúde e a justiça social sejam iguais para todos.

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) aceitou este desafio e, por intermédio da equipe do projeto 2.4 do Plano de Gestão 2020-2021, formada para cumprimento da meta de “Promover o engajamento dos Tribunais de Contas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, criou este site para divulgação das ações das Cortes de Contas brasileiras que têm relação com os 17 ODS. A iniciativa foi trazida para o Plano de Gestão 2022-2023 e vem sendo conduzida pela equipe do projeto 2.5.

A partir da fiscalização de políticas públicas adotadas pelos gestores, os Tribunais de Contas do Brasil procuram estimular a adoção de medidas que atendam um número maior de cidadãos. O estímulo à promoção do bem-estar social está no centro de atuação dos Tribunais de Contas do Brasil e, nesse foco, a Atricon devolve à sociedade ações locais e universais que diminuam as desigualdades entre o nosso povo.

 

Equipe responsável pela manutenção e pela atualização do site (Plano de Gestão Atricon 2022-2023)

Responsável: Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE/SC), Vice-Presidente de Relações Internacionais da Atricon.

Membro: Fernando Rodrigues Catão (TCE/PB).

Técnicos: Andreza de Morais Machado (TCE/SC), Lúcia Helena Fernandes Prujá (TCE/SC), Matheus Gustavo de Medeiros Batista (TCE/SC) e Caio Nepomuceno de Queiroz Melo (TCE/PB).

Apoio Gestão: Viviane Pereira Grosser (Atricon).

Desenvolvimento do siteThiago Bussiki Ramos (Atricon).

____________________________________________

Comitê técnico especializado no tema ODS (Plano de Gestão Atricon 2022-2023)

Responsável: Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE/SC), Vice-Presidente de Relações Internacionais da Atricon.

Membros:  Conselheiro Cezar Miola (TCE/RS) – presidente, Conselheiro Marcus Vinícius de Barros Presídio (TCE/BA), Conselheiro Wanderley Geraldo de Ávila (TCE/MG), Conselheira-Substituta Milene Dias da Cunha (TCE/PA).  

Técnicos:  José Raimundo Bastos de Aguiar (TCE/BA) – coordenador, Anderson Tiago Ferreira Santos Sampaio (TCE/MG), Ari de Soeiro Rocha (TCM/SP), Ieva Lazareviciute (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil – PNUD), Ikaro Peres Cunha (TCE/TO), Monique Portella (TCE/SC), Renata Miranda Passos Camargo (TCU), Rubens Custódio Pereira Neto (TCM/GO), Wendel Regis Ramos (TCE/BA). 

Fonte: Portaria 11/2022.

____________________________________________

Equipe responsável pela criação e pela atualização do site (Plano de Gestão Atricon 2020-2021)

Responsável: João Antonio da Silva Filho (TCM/SP).

Membros: Alberto Pires Alves de Abreu (TCE/AL), Edilson de Sousa Silva (TCE/RO), Júlio Assis Corrêa Pinheiro (TCE/AM), Mário Manoel Coelho de Mello (TCE/AM), Milene Dias da Cunha (TCE/PA) e Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE/ES).

Técnicos: Luciana da Cunha de Castro Guerra (TCM/SP), Andrea Norbim Beconha (TCE/ES), Anete Jeane Marques Ferreira (TCE/AM), Augusto Cherfan Santos Marques Junior (TCE/PA), Edirley Rodrigues de Oliveira (TCE/AM), Júlio Alan Viana dos Santos (TCE/AM), Leonardo César de Castro (TCM/SP) e Leonardo Rocha Fortes Filho (TCE/AL).

Apoio Gestão: Luciano Costa Nova (Atricon)

Desenvolvimento do siteThiago Bussiki Ramos (Atricon).