Auditoria Operacional – Melhoria da qualidade da educação oferecida nas unidades de ensino infantil

A auditoria operacional tem como objetivo avaliar o desempenho da educação infantil em âmbito municipal, com foco no cumprimento das metas constantes dos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Objetivos

Identificar os principais problemas de gestão das políticas públicas na Educação Infantil, com ênfase nas Metas do PNE e no PME.

Metodologia Adotada

Metodologia de Auditoria Operacional;

Estabelecido o objeto de auditoria, procedeu-se à realização de um levantamento de escopo restrito.

Para maior conhecimento do tema, membros da auditoria operacional participaram do XXV Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), realizado no período de 04/04/2017 a 06/04/2017 em Belo Horizonte. Neste evento foi possível conhecer os principais atores envolvidos e obter mais elementos para o diagnóstico da gestão municipal da educação infantil.

O planejamento da auditoria e o aprofundamento do conhecimento do tema contemplaram o levantamento de escopo restrito, no intuito de esclarecer os principais processos operacionais dos órgãos gestores e os problemas com maior impacto sobre a gestão da educação infantil.

Tecnologia Empregada

Sistemas corporativos do Estado; Sistemas operacionais do TCE/MG.

Principais Resultados

Melhorias na formação continuada e valorização dos profissionais da educação infantil, melhoria na gestão democrática da educação infantil, melhoria na infraestrutura das escolas municipais que oferecem a educação infantil.

Monitorar o PME com base em dados atualizados de modo a permitir o acompanhamento sistemático do cumprimento de suas metas, mantendo arquivos sistematizados dos documentos referentes aos dados constantes do Relatório de Monitoramento para futuras consultas, auditorias e prestações de contas;

Lições Aprendidas

Acreditamos que se essas recomendações forem implementadas com êxito, a educação terá um salto de qualidade, pois os recursos serão utilizados de forma mais planejada e eficaz e os professores se sentirão mais valorizados e estarão mais preparados para lecionar.

Saiba mais

https://doc.tce.mg.gov.br/

https://www.tce.mg.gov.br/noticia/Detalhe/1111621707

https://irbcontas.org.br/artigos/avaliacao-de-politicas-publicas-o-papel-dos-tribunais-de-contas-no-controle-da-educacao-sob-a-otica-da-auditoria-operacional/

https://www.tce.mg.gov.br/IMG/2020/relatorio%20tabuleiro.pdf

https://tcnotas.tce.mg.gov.br/tcjuris/Nota/BuscarArquivo/1816945

https://tcnotas.tce.mg.gov.br/tcjuris/Nota/BuscarArquivo/2051981