Rotina periódica de verificação do desempenho dos servidores ativos do TCE-GO (efetivos, comissionados e cedidos), que permite mensurar as competências (conjunto de habilidades e atitudes individuais) e os resultados obtidos por cada servidor no ciclo avaliativo.
Objetivos da Iniciativa
- Identificar o potencial dos servidores;
- Contribuir para o processo de planejamento organizacional e para o alcance das metas institucionais;
- Promover o aumento da produtividade com foco em objetivos institucionais, por meio do incentivo ao comprometimento para o alcance dos resultados;
- Ter clareza quanto ao que se espera de cada servidor na sua atuação profissional;
- Incentivar o comprometimento dos servidores com os objetivos da instituição;
- Estimular o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores;
- Fornecer informações que possibilitem ao servidor avaliado saber o que a instituição espera de seu desempenho;
- Diagnosticar fragilidades e qualidades profissionais, propiciando o auto aperfeiçoamento do servidor para melhorar seu desempenho, a partir do direcionamento do gestor imediato.
Metodologia Adotada
Dois ciclos de avaliação anuais, que contemplam as etapas de:
1) Elaboração do acordo de trabalho: definição pelo gestor do que se espera do servidor para o período, ou seja, das competências e resultados esperados, conforme definições a seguir:
a1) Avaliação por competências:
- Competências técnicas: são as competências específicas para a atuação em determinada área funcional ou processo de trabalho; Competências gerenciais: são as competências que os líderes precisam ter para desempenhar função de gestão de suas equipes;
- Competências transversais: são as competências gerais que o servidor precisa ter independentemente da sua função ou lotação, ou seja, são aquelas que permeiam toda a estrutura organizacional.
b1) Avaliação por resultados:
- Fator profissional: é composto pelos critérios Empenho e Assiduidade/Disciplina, sendo que o Empenho corresponde às participações em comitês, comissões ou cursos e treinamentos. Já Assiduidade/Disciplina corresponde à frequência do servidor ao trabalho, descontando as faltas injustificadas, atrasos e eventos, bem como sanções disciplinares;
- Prazo: cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido de forma a não impactar negativamente no trabalho do setor;
- Qualidade: capacidade de executar as tarefas com eficiência, eficácia e efetividade, contribuindo para o alcance dos resultados do setor.
2) Execução do acordo de trabalho: cumprimento das atividades diárias, à luz do acordo de trabalho definido.
3) Avaliação: mensuração do alcance das competências e resultados do período. A avaliação é divida em notas de auto avaliação, avaliação do gestor e avaliação dos subordinados.
4) Feedback: momento destinado ao diálogo entre o gestor e o servidor, a fim de direcionar a melhoria contínua.
Tecnologia Empregada
Desenvolvimento de módulo no Portal de Gestão de Pessoas do TCE-GO que possibilita a realização das etapas de avaliação.
Principais Resultados
Desenvolvimento do ativo de pessoal: promoção da melhoria contínua dos servidores, por meio da valorização de comportamentos desejados e redirecionamento dos inapropriados;
Identificação de potencialidades internas;
Aumento na eficiência da organização;
Ferramenta de gestão de equipes (manutenção e realocação de pessoal);
Melhora na percepção do trabalho desenvolvido pela instituição.
Lições Aprendidas
A avaliação de desempenho tornou-se ferramenta indispensável na organização para a manutenção de um ambiente de trabalho harmônico, com equipes coesas e voltadas aos resultados setoriais e institucionais.
Saiba Mais
Informação documentada da avaliação de desempenho:
Procedimento Operacional Padrão:
https://portal.tce.go.gov.br/documents/117455/297826/Descritivo%20PO-Gerir%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Desempenho/4fa2f27b-049f-452f-82b2-3a0341b6532a
Notícias:
https://portal.tce.go.gov.br/-/resolucao-normativa-determina-avaliacao-de-desempenho
https://portal.tce.go.gov.br/-/comeca-avaliacao-de-desempenho-2021?