Humanizando o isolamento social

O projeto foi idealizado e desenvolvido para auxiliar os servidores que, devido à pandemia do Covid-19, precisaram, assim como a população em geral, adotar o isolamento social como proteção ao vírus, e também o teletrabalho. Desta feita, o projeto disponibilizou aos servidores meios para receber atendimento grupal e individual para dialogar sobre temas relacionados à saúde emocional, como manter uma rotina saudável em tempos de teletrabalho e isolamento social.

Objetivos da Iniciativa

Auxiliar na identificação dos primeiros sinais de sofrimento psíquico;
Orientar sobre a busca de serviços especializados em saúde mental;
Prestar informações sobre como manter uma rotina saudável durante o teletrabalho e o isolamento social.

Metodologia Adotada

Por meio de grupo de whatsapp com 55 participantes que recebiam diariamente materiais (pode ser vídeo, post, audio) sobre saúde emocional;

Rodas de conversa on line realizadas uma vez por semana: inicialmente as rodas tratavam do processo de adaptação ao isolamento social e ao teletrabalho, mas outros temas foram abordados: Covid-19, como melhorar o espaço de trabalho em casa, orientações sobre alimentação saudável, saúde emocional, processo de aprendizagem infantil e o isolamento social, técnicas de coach para organização do tempo e estabelecer prioridades. As temáticas foram definidas e desenvolvidas com base na necessidade de cada grupo. No total, foram formados 12 (doze) grupos de rodas de conversa.

Última roda de conversa com o tema “2021, e agora?”, onde todos os participantes foram reunidos, incluindo os servidores que não tinham se inscrito no projeto. A roda de conversa foi mediada pela psicopedagoga, administradora e coach Cris Farias, pioneira no estado de Rondônia com abordagens de terapias de mudança de comportamento acelerada, tendo formação em Programação Neurolinguística (PNL) e em Coaching.

Atendimentos individuais por telefone ou plataforma de conversa on line para os servidores que necessitavam desse tipo de atendimento.

Tecnologia Empregada

Whatsapp, telegram, microsoft teams, google forms.

Principais Resultados

Através dos encontros em grupo e individuais, identificou-se a necessidade crescente de atendimentos especializados (psicólogo e psiquiatra) para atender os servidores, de forma que foi viabilizado o credenciamento de clínicas e profissionais da área para atendimento dos servidores encaminhados pelo setor de Bem-Estar do TCE-RO.

Saiba Mais

Informar o código verificador 0258004 e o código CRC 1BA28DEE
http://sei.tce.ro.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0