Plano Estratégico 2021-2030

Elaboração do Plano Estratégico concernente ao período de 2021 a 2030, que define o conjunto de objetivos estratégicos que norteiam a atuação do Tribunal de Contas para cumprimento da missão institucional e do alcance da visão de futuro almejada.

Objetivos da Iniciativa

  • Definir o conjunto de Objetivos Estratégicos que norteiam a atuação do Tribunal de Contas para cumprimento da missão institucional e do alcance da visão de futuro almejada;
  • Definir a Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI) do TCE-GO, contendo diretrizes de Governança e Gestão;
  • Definir os Valores que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas do TCE-GO, no exercício das suas responsabilidades;
  • Orientar a elaboração dos demais Planos Institucionais (Plano de Diretrizes da Presidência, Plano de Fiscalização e Planos Diretores), dos Indicadores de Desempenho, dos Riscos Institucionais e dos Processos de Trabalho do TCE-GO, à luz das expectativas da sociedade, jurisdicionados e servidores.

Metodologia Adotada

O TCE-GO, por meio de sua alta direção e com o apoio da Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (Diplan), iniciou as atividades de revisão da estratégia em 2019. O trabalho adotou diretriz de ampliação da participação de atores internos e externos por meio da realização de diagnóstico estratégico que, ao analisar variáveis internas e externas à organização, estabeleceu tendências para os próximos anos.
Todo o processo foi conduzido em quatro etapas: Análise documental; Pesquisa de percepção; Validação de especialistas; e Aprovação.
A etapa de análise documental foi executada a partir da verificação de documentos como: Plano Estratégico vigente (PEI 2014-2020), Marco de Medição de Desempenho dos TCs (MMD-TC), pesquisa de percepção junto aos jurisdicionados realizada em 2018, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ODS-ONU), Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), Normas ISO 9001 e 14001:2015, ocorrências de auditorias internas e externas, benchmarking em outros TCs, artigos acadêmicos e artigos de mídia. Em complementação à esta etapa, analisou-se também o conteúdo de 13 webinários ligados à atividade e contexto dos TCs.
Como segunda etapa, a pesquisa de percepção “Como será o Tribunal do futuro?” objetivou estimular a participação de integrantes do TCE-GO, de segmentos específicos da sociedade e do cidadão em geral. O formulário eletrônico obteve 986 respondentes, abrangendo as seguintes categorias: academia, mídia, órgãos de controle, sistema de controle externo, órgãos jurisdicionados, setor privado, sociedade civil organizada, sociedade, TCE-GO (público interno). Também houve representatividade em todos os estados brasileiros e no exterior. Os resultados foram organizados no formato de Painel Interativo e de Relatório Analítico.
Na etapa de validação por especialistas, com o intuito de incorporar novas sugestões de aprimoramento, uma versão preliminar do novo Plano Estratégico foi submetida à avaliação de gestores e membros do TCE-GO.
Por fim, a minuta final do novo Plano Estratégico foi encaminhada à Presidência para deliberação e aprovação junto ao Pleno (Res. Administrativa No: 10/2020).

Tecnologia Empregada

  • Ferramentas de gestão: Análise de tendências do Ambiente Interno e Externo; Mapa estratégico;
  • Ferramentas de tecnologia: Google Formulários.

Principais Resultados

  • Missão do TCE-GO definida;
  • Valores do TCE-GO definidos;
  • Visão do TCE-GO definida;
  • Objetivos Estratégicos definidos;
  • Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI) do TCE-GO definida.

Lições Aprendidas

  • O envolvimento de todas as Partes Interessadas na construção do Plano Estratégico 2021-2030 foi essencial para que ele refletisse as suas necessidades;
  • A pesquisa de percepção “Como será o Tribunal do futuro?” teve grande adesão e foi essencial para conhecer e estreitar relações com os cidadãos em geral e com segmentos sociais específicos;
  • O envolvimento direto de servidores do TCE-GO na construção do Plano Estratégico foi essencial para que o conteúdo fosse alinhado ao contexto que envolve a atividade de Controle Externo e, ao mesmo tempo, à realidade do TCE-GO.

Saiba Mais

Plano Estratégico 2021-2030:

Pesquisa de percepção “Como será o Tribunal do futuro?”: