O Tribunal de Contas de Pernambuco promoveu o Seminário Primeira Infância: Competência e Financiamento, que contou com a presença de mais de 350 representantes dos 184 municípios pernambucanos.
Objetivos
O objetivo do evento foi o de destacar a importância do tema, bem como fomentar o compromisso dos gestores com a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância e debater caminhos para o financiamento das políticas públicas para a primeira infância.
Metodologia Adotada
O formato utilizado foi o de Seminário, no qual participaram expositores especialistas na área, gestores e representantes dos três níveis da Federação, representantes de organizações da Sociedade Civil, além de membros dos Tribunais de Contas.
Tecnologia Empregada
Utilizou-se de recursos audiovisuais para a exibição de apresentações e participações remotas de expositores.
Principais Resultados
O Seminário teve grande repercussão na mídia local e mobilizou os Municípios pernambucanos a avançarem no sentido da elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.
Lições Aprendidas
A elaboração das políticas públicas para a Primeira Infância precisa de engajamento de diversos setores da sociedade, sendo os Tribunais de Contas atores relevantes nesse processo.