O TCE/GO, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), publicou o livro "A Regulação da Saúde em Goiás - Organização e Gestão dos Serviços de Saúde: desafios, avanços e oportunidades", que tem como objetivo entregar à sociedade goiana um completo diagnóstico contendo recomendações para o aperfeiçoamento do Sistema de Saúde de Goiás, tendo como foco o processo de regulação.
Objetivos
– Analisar a política de regulação de saúde no Estado de Goiás;
– Descrever a realidade dos complexos reguladores regionais e estadual, destacando as facilidades e dificuldades de integração;
– Conhecer a capacidade instalada e o acesso aos serviços públicos para os atendimentos ambulatorial e hospitalar nas regiões do Estado de Goiás;
– Apresentar recomendações para uma boa gestão dos serviços de saúde do Estado.
Metodologia Adotada
Inicialmente foi realizado um levantamento de dados para análise da pactuação celebrada da assistência à saúde, dos processos de regulação, de implementação e de funcionamento dos complexos estaduais, como: as condições de vida e de saúde da população; os mecanismos de apoio ao processo de regulação; os complexos reguladores e os sistemas de informação; o georreferenciamento dos estabelecimentos de saúde com vínculo SUS no Estado de Goiás; a análise de 44 indicadores de desempenho do sistema de saúde no estado de Goiás; escuta qualificada de cerca de 30 gestores municipais e estaduais.
Ao final, foram apresentadas recomendações para uma boa gestão dos serviços de saúde do Estado, a partir da análise das informações levantadas.
Tecnologia Empregada
E-book desenvolvido em parceria com a Academia
Principais Resultados
A publicação traz uma importante contribuição para a identificação das dificuldades, avanços, lacunas e dos mais diversos problemas e oportunidades na oferta de serviços de saúde à população usuária do SUS em Goiás.
Ao lado de analisar a implementação da política de regulação em saúde no Estado, o estudo produziu conhecimentos, reflexões e sugestões que favorecem o aprimoramento dessa política.
Lições Aprendidas
Tratou-se de um estudo avaliativo com finalidades de produzir insumos relevantes para o aprimoramento das políticas públicas em saúde no Estado, não um julgamento de mérito acerca da legalidade ou gestão dessas políticas.
Esse tipo de publicação tem a capacidade de produzir conhecimento para aperfeiçoamento das políticas, de seus programas e serviços a partir da elevação da transparência da relevância e utilidade das políticas envolvidas.