Ações para minimizar efeitos negativos da pandemia na educação

Elaboração de levantamentos durante o período de pandemia visando buscar ações para minimizar os impactos negativos à educação e subsidiar os gestores com opções para tomada de decisão embasada.

Objetivos da Iniciativa

Realizar ações, atividades de capacitação, intercâmbio e cooperação técnico-científica, a fim de minimizar os impactos negativos na educação básica nesse período de combate à pandemia (Informe CTE/IRB no 014/2019) e auxiliar as redes e os profissionais de Educação, visando a proporcionar-lhes maior segurança em suas decisões.

Metodologia Adotada

Os Tribunais de Contas com jurisdição sobre Estados e Municípios encarregaram-se de pesquisar, além da própria rede de ensino estadual, 12 redes de ensino municipais, sendo uma delas a da capital de seu respectivo Estado. As outras 11 redes foram selecionadas por sorteio, de acordo com dois critérios: porte e nível socioeconômico.

No total, a amostra que compõe o estudo é formada por 249 redes de ensino, de todas as regiões do País, sendo 232 municipais e 17 estaduais.

Entre maio e junho de 2020, os Secretários de Educação dos Municípios selecionados e Estados, ou técnicos das Secretarias por eles designados, responderam a questionários on-line e participaram de entrevistas via telefone ou videoconferência. As redes de ensino compartilharam as ações adotadas no tocante às esferas: distribuição dos alimentos destinados à merenda escolar; estratégias e ferramentas de ensino remoto adotadas neste momento; e preparação para a volta às aulas presenciais.

Saiba Mais

No Dia Mundial da Educação, TCE/SC destaca compromisso com a defesa do tema | Tribunal de Contas SC (tcesc.tc.br)