Implantação da Infraestrutura de Big Data

Os Tribunais de contas são instituições orientadas a dados, pois na Constituição Federal Brasileira de 1988 apresenta as competências dos Tribunais de Contas no art. 71. No rol de competências, é elencado um conjunto de informações que estas instituições devem fiscalizar. Entre elas estão as informações contábeis, financeiras, orçamentárias, operacionais e patrimoniais. Para cumprir esta missão institucional é necessário receber bases de dados, conjuntos de informações que comprovem a execução destes temas nos órgãos jurisdicionados. Desta forma, recursos tecnológicos como o Big Data auxiliam os TCs no cumprimento desta missão.

Objetivos da Iniciativa

Manter um repositório de dados/informações dos jurisdicionados e do próprio Tribunal que possam contribuir na disponibilização de soluções tecnológicas apoiando as fiscalizações/auditorias da instituição.

Metodologia Adotada

Foi implantada uma arquitetura de software livre para prover o Big Data. Esta arquitetura é de responsabilidade da Gerência de Tecnologia da Informação com a disponibilização de barramento de dados por áreas temáticas e que permita a construção de soluções pelas áreas de negócio da instituição.

Tecnologia Empregada

Arquitetura da Horton Works

Principais Resultados

  • Implantação de um repositório de documentos indexados no Big Data, com a solução denominada Louise;
  • Barramento de dados de Compras públicas, notas fiscais eletrônicas, processo eletrônico do TCE-GO e diversos outros temas em andamento;
  • Módulo de busca por similaridade de documentos do TCE-GO.

Lições Aprendidas

A busca por implantar as tecnologias inovadoras provê a melhoria dos serviços de TI entregues a instituição, elevando assim os resultados da unidade de TI.

Saiba Mais

https://portal.tce.go.gov.br/-/big-data-do-tce-go-ja-recebeu-informacoes-dos-jurisdicionados?
https://gnoi.tce.go.gov.br/atoNormativo/Publicado?id=12544