Ouvidoria Estudantil

Este projeto visa formar alunos ouvidores e criar canais de comunicação diretos entre os alunos, a direção das instituições de ensino e a Semed. Trata-se do conceito de ouvidoria estudantil, e por este canal efetivar a participação da comunidade escolar nas ações públicas da sociedade.
Por meio de interação com a escolas e grêmios estudantis, os alunos recebem palestras de formação de incentivo ao “Protagonismo Juvenil”, e a atuação individual na sociedade.
Para a gestão da escola a quebra de paradigmas associados aos jovens, como comodidade e falta de proatividade, são elementos a serem combatidos com ações proativas diante de questões sociais e outros temas relevantes para a formação humana dos alunos. Os alunos recebem certificados de horas complementares.

Objetivos da Iniciativa

  • Capacitar os jovens alunos da rede pública de ensino, a fim de promover a participação cidadã fortalecendo o controle social, além da promoção do protagonismo estudantil;
  • Impulsionar a capacidade de intervenção e representatividade dos jovens alunos para que cumpram seu papel no controle social da gestão pública;
  • Promover o protagonismo estudantil;
  • Envolver os participantes no debate e na luta pela cidadania;
  • Estimular os participantes a disseminar as informações adquiridas com a interação entre os pares, durante as palestras, em todos os espaços de convivência;
  • Contribuir para a formação cidadã dos alunos, estimulando o pensar e o agir coletivos, e o protagonismo na transformação e construção das políticas públicas, a partir do universo escolar;
  • Estimular a busca de soluções para as origens das reclamações;
  • Facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores públicos.
  • Estimular o diálogo e zelar pelo cumprimento dos direitos dos cidadãos e usuários dos serviços públicos.

Metodologia Adotada

  • Atividades de capacitação com período de 44 horas com atividades presenciais, semipresenciais e em EAD, realizadas e orientadas por instrutores do TCE-AM, com a finalidade de preparar o aluno e orientá-lo para o exercício das atividades de ouvidoria.;
  • Atividades de formação;
  • Atividades de treinamento e monitoramento;
  • Atividades individuais, nos intervalos modulares, através da prática de participação popular no cotidiano da escola em ações de controle social e mediação de conflitos por meio de monitoramento da Ouvidoria;
  • Reuniões organizadas pelo TCE e/ou de outras instituições de interesses das áreas temáticas do projeto.

Tecnologia Empregada

Recursos audiovisuais;
Controle e Monitoramento por meio eletrônico;
Teleconferências.

Principais Resultados

  • Engajamento das Secretarias Municipais de Educação;
  • Fortalecimento do controle social
  • Integração entre alunos, grêmio estudantil e a gestão escolar;
  • 168 alunos formados;
  • 14 auditores.

Saiba Mais

https://ouvidoria.tce.am.gov.br/?page_id=1705